À
Associação
de Melhoramentos do Residencial Real Park Sumaré
A/C:
Diretoria
Ref.
Andamento dos trabalhos jurídicos.
São
Paulo, 11 de Junho de 2015.
Prezados,
Atendendo
a solicitação da Diretoria e para melhor transparência dos
trabalhos
executados, utilizamos o presente documento para informar o andamento dos
trabalhos do Departamento Jurídico que atende a
Associação,
bem como o seu funcionamento e funções exercidas, nos
seguintes
termos:
I
– DOS SERVIÇOS PRESTADOS
O
Escritório Caresia & Patrício – Sociedade de Advogados, CNPJ nº
19.122.405/0001-20,
presta serviços para a Associação de
Melhoramentos
do Residencial Real Park Sumaré SEM CUSTO ALGUM,
mantendo
contrato com a Caresia Administradora e estando tais serviços inclusos, sendo
estes:
-
Cobranças Extrajudiciais;
-
Ações de Cobranças Judiciais;
-
Pareceres jurídicos sobre temas relacionados ao empreendimento;
-
Esclarecimento de dúvidas dos seus membros e associados relativos à Associação;
-
Análise e pareceres de contratos (quando solicitado);
-
Acompanhamento da Associação em juízo e fora dela;
-
Acompanhamento na elaboração de atas, circulares, assembleias e
demais
documentos solicitados.
-
Atendimento 24h via rádio Nextel para emergência;
Tais
serviços são feitos na pessoa de um Advogado regularmente inscrito na Ordem dos
Advogados do Brasil, que presta todo o suporte necessário para o
empreendimento.
Cabe
ressaltar que todo esse trabalho não gera nenhum custo aos Associados, devido a
parceria entre a Associação e a empresa Caresia Administradora.
A
vantagem dos serviços prestados desta forma se dá pela facilidade de acesso do
escritório jurídico às informações da empresa Administradora do empreendimento,
agilizando as ações e trazendo rápida resposta à diretoria e demais
solicitantes.
II
– DAS AÇÕES DE COBRANÇA
O
escritório no decorrer desse período de parceria, já arrecadou extrajudicialmente
o valor de R$145.888,14 (cento e quarenta e cinco mil, oitocentos e oitenta e
oito reais e quatorze centavos), de Maio/2014 até Maio/2015, através das
Notificações Extrajudiciais enviadas aos devedores que respondem e fazem
acordos, efetuando os pagamentos, tudo detalhado em cada respectiva pasta de
prestação de contas. A inadimplência no mês de Abril/2015 está em 7,8%, e a
meta até o final do mandato da atual diretoria é chegar em 6%, e até os
próximos anos em menos de 5%.
Cabe
ressaltar a vantagem de que o atendimento aos devedores associados é rápido e
os boletos saem na hora, visto a facilidade de acesso entre o escritório
jurídico e sua administradora, o que traz conforto e facilidade para os
devedores-associados que querem sanar suas dívidas.
Importante
frisar que todo o valor arrecadado cai direto na conta da Associação, não
passando nenhum valor pela conta do Escritório Jurídico. A Associação, por sua
vez, faz o repasse do valor de 10% pagos a maior pelos devedores para o
escritório, mediante apresentação de planilha comprovatória e a respectiva Nota
Fiscal.
Assim, a prestação de contas da Associação fica transparente e o valor
já fica na conta da Associação. Cabe salientar que o valor dos honorários são
pagos pelos devedores, pois em seus boletos é incluído o valor de 10%, que
posteriormente são repassados para o Escritório Jurídico. Vemos então que tal
procedimento é absolutamente eficaz, não havendo
divergência de valores de correção monetária (visto o acordo sair na hora
do contato do devedor) e o escritório é remunerado APENAS pelos devedores, não
saindo sequer R$1,00 (um real) dos demais associados.
Hoje há em andamento perante as varas cíveis do Fórum
de Sumaré 16
processos
de cobrança tramitando, que somam o valor de
cerca de R$76.000,00 (Setenta e seis reais) já ajuizados. Há mais 15 processos
que estão praticamente prontos e que dentro das próximas semanas
serão ajuizados perante as comarcas acima descritas. Além disso,
mensalmente é enviada Carta de Cobrança a todos os devedores, e os que possuem
mais de 60 dias de débitos são enviadas. Notificações Extrajudiciais, para que
estes entrem em contato para regularizar sua situação, além de ser de extrema
importância demonstrar a boa-fé da Associação, que tenta de todas as maneiras
receber seu crédito amigavelmente. Também é enviado um e-mail-cobrança para os
devedores, quando estes possuem e-mail cadastrado nos sistemas da
Administradora, o que tem trazido bons resultados nas cobranças extrajudiciais.
Portanto, além de eficaz e absolutamente transparente, as cobranças feitas
pelo escritório jurídico não geram nenhum custo para os demais associados,
sendo os valores pagos apenas pelos devedores.
III
– DOS DEMAIS ACOMPANHAMENTOS
Além das cobranças, a atuação do escritório Caresia & Patrício –
Sociedade
de Advogados se dá em diversas formas, como acompanhando as Assembleias,
analisando contratos, elaborando pareceres para casos determinados
e respondendo às dúvidas da Diretoria e Conselheiros eleitos.
Cabe destacar que a Associação de Melhoramentos do
Residencial Real
Park Sumaré é uma Pessoa Jurídica diferenciada, não sendo
um Condomínio e tendo regras totalmente específicas, o que requer cuidados especiais
e um “Know-How” diferenciado.
Já foram feitas inúmeras circulares, documentos, e-mails,
respostas às
reclamações e orientações a atual diretoria e
conselheiros, sempre atuando em conjunto e dando as diretrizes do que pode e do
que não pode ser feito, dentro dos limites legais.
IV – DOS SÓCIOS DO ESCRITÓRIO
O Escritório Caresia & Patrício – Sociedade de
Advogados, inscrita na OABSP sob o numero 15.059, tem sede na Zona Norte de São
Paulo, com área de atuação em diversas cidades do Estado de São Paulo,
especialmente Campinas, Sorocaba, Hortolândia, Sumaré e Capital. Conta com 2
sócios fundadores, o Dr. Charles Gonçalves Patrício Jr, Advogado militante na
área imobiliária, Pós-Graduando em Direito Imobiliário pela PUC-SP, palestrante
sobre Condomínio e Loteamentos,
síndico profissional e com ampla experiência na área
condominial e o Dr.
Aldo José Caresia, Advogado militante na área imobiliária
e tributária,
contador, corretor de imóveis, atuante na área do Direito
Tributário e do
Direito Imobiliário.
Além disso contamos com uma equipe com diversos
profissionais
especializados em cobranças e que tem todo o suporte
necessário para
atender as demandas do mercado, o que pode ser verificado
no site
V
– CONCLUSÃO
O Escritório Caresia & Patrício – Sociedade de Advogados procura
realizar seus trabalhos com a maior transparência e ética possíveis, pois
acreditamos que a ética de um profissional determina a qualidade e
transparência do seu serviço.
Especialmente para a Associação Real Park, os trabalhos se mostram
frutíferos e prósperos, tendo ampla atuação no consultivo (pareceres,
análises de contrato, dúvidas etc) bem como na área contenciosa.
Temos certeza que essa parceria só tende a aumentar e a melhorar a
cada dia, trazendo ótimos frutos para a Associação, e tudo isso sem
gastar nenhum centavo do bolso dos Associados, devendo-se a parceria e
contrato firmado com a Caresia Administradora e os demais honorários de inadimplência
serem pagos somente pelos devedores. endo
o que tínhamos para o momento, ficamos à disposição para
qualquer esclarecimento que se fizer necessário.
OBS: Esse relatório poderá ser atualizado mensalmente caso solicitado.
Cordialmente,
Caresia & Patrício – Sociedade de Advogados
OAB-SP-J: 15.059
NP: Dr. Charles G. Patrício Jr.
OAB-SP:
329-737