NORMAS
CONSTRUTIVAS – VOCÊ SABIA!!!
Com
o aumento crescente do número de obras devemos ficar atentos aos recuos. O
principal motivo é termos um condomínio cada vez mais organizado e valorizado.
Recuo
frontal - mínimo de 5,00m (cinco
metros) para uso único e exclusivo do paisagismo (pergolado não é considerado
elemento paisagístico), medidos do alinhamento da calçada até o início da
construção (mesmo que seja varanda ou garagem). No caso de lotes contíguos por
divisas de fundos, este recuo deverá ser respeitado na face oposta limítrofe
com a rua ou avenida.
Recuo
fundos - mínimo de 3,00m (três
metros);
Recuo
lateral -1,50 metros contados a
partir da linha de divisa lateral do LOTE, sendo facultado o recuo de apenas um
lado, devendo neste caso, obrigatoriamente, situar-se do lado cuja a face
esteja mais voltada para o Leste verdadeiro, e quando a divisa coincidir com a
linha leste/oeste, esse recuo deverá ficar ao norte da linha.
Este
recuo deverá ser de 2,00 m se for projetado janelas de dormitórios e de salas
voltada para ele.
Nos
lotes de esquina o recuo para a rua secundária deverá ser de 2,00m (dois
metros), sendo que nestes lotes o recuo de fundos não poderá ser invadido para
utilização da garagem;
Dúvidas consulte nosso regimento interno e normas construtivas ou ainda, fale com nossa Arquiteta mara!!
Divulque!! Contribua!! É responsabilidade de todos a melhoria de nosso Real Park a cada dia!!
Perguntas à atual administração:
ResponderExcluir- O que a atual administração está fazendo para melhorar o bairro?
- Por que não somos comunicados dos projetos concretos?
Devo relatar que, recentemente tive problemas com a falta de comunicação da portaria com a minha casa, não por culpa dos funcionários que são atenciosos e prestativos, mas por causa da precariedade de comunicação do bairro que em tempos atuais não saiu da era da fumaça e do tambor. Os projetos atuais são na verdade da administração antiga como aumento do número de carros e de vigilantes, sinalização das vias, melhoramento paisagístico e da portaria de serviços e aumento da taxa de contribuição, portanto nada de novo.
Uma das alegações foi a falta de ajuda. Mas afinal, de que ajuda estão falando? Até o momento a atual administração não se mostra, não pede ajuda e não dá respostas concretas às perguntas feitas. Lembrado que administrador é aquele que conduz, que dá o primeiro passo, que solicita e ou oferece soluções, mesmo que esse cargo seja voluntário. Aliás, voluntário é “feito espontaneamente, por vontade própria, sem constrangimento ou obrigação.” Por Michaelis.
Dinheiro? Sim, temos. Cálculo simples: 1400 lotes X R$130,00 X 0,80 (inadimplência estimada) = R$145.000,00 mensais. Se desse dinheiro “sobrasse” apenas R$5.000,00 mensais, já descontado o fundo de reserva para emergências, teríamos em seis meses (tempo da atual administração) R$150.000,00. Valor suficiente para melhorar coisas simples como a comunicação interna.
Precisam de ajuda? Digam qual é, e vamos tentar ajudar, mas por favor, façamos alguma coisa.
Aguardo respostas.
Junior José Ferreira, Rua Nadir Esquarize 470.